O que é o infarto agudo do miocárdio?
O miocárdio é o musculo do coração que trabalha bombeando o sangue para todo o organismo. O coração para exercer sua função de bomba recebe os nutrientes, entre eles, o oxigênio, por meio das artérias coronárias. Assim quando ocorre uma parada no suprimento destes nutrientes ao coração devido a algum entupimento da artéria coronária, o músculo cardíaco entra em sofrimento e algumas de suas células começam a morrer, o que caracteriza o infarto agudo do miocárdio.
Quais são os sintomas do infarto?
O principal sintoma é o aparecimento de dor no peito, súbita e intensa, como se tivéssemos sofrido um aperto, uma sensação de peso, associada muitas vezes a suor frio, náuseas e/ou vômitos. A dor pode subir pelo ombro, braço esquerdo ou costas.
Quais são as pessoas que apresentam maiores chances de ter um infarto?
As pessoas com maior risco para o infarto agudo do miocárdio são aquelas que apresentam os chamados fatores de risco para a doença da artéria coronária, tais como diabetes, pressão arterial alta, tabagismo, colesterol elevado, sedentarismo, idade avançada, história de infarto na família, obesidade, estresse diário, entre outros.
O que devemos fazer diante de uma pessoa com sintomas sugestivos de infarto?
Devemos inicialmente tranquiliza-la e imediatamente procurar assistência médica no pronto socorro mais próximo de sua residência.
O infarto pode ser prevenido?
A adoção de medidas preventivas pode reduzir muito o risco de infarto, especialmente aquelas relacionadas à mudança do estilo de vida. Assim, abandono do vício de fumar, prática diária de exercício físico, alimentação adequada evitando gorduras e priorizando verduras e legumes, constituem-se em hábitos saudáveis.
Pratique saúde, converse com seu médico e tire suas dúvidas!