O que é angina do peito?
Angina é uma palavra do latim, angor, o mesmo que dor. No caso, angina do peito refere-se a dor proveniente do coração. A angina acontece quando o coração entra em sofrimento temporário devido uma diminuição no suprimento de nutrientes importantes para seu trabalho de bombeamento. Os nutrientes, entre eles, o oxigênio, são transportados para o coração através das artérias chamadas coronárias. Quando a interrupção neste suprimento é incompleta, o paciente apresenta angina do peito. Nos casos da interrupção completa, ocorre o infarto agudo do miocárdio.
Como as pessoas podem perceber que estão com angina?
As pessoas podem perceber que estão com angina quando apresentam sensação de dor no peito, aperto, sufocamento, falta de ar ou fôlego curto, com duração de até 10 a 15 minutos. Na maioria das vezes, a angina ocorre após algum esforço físico, podendo, entretanto, aparecer mesmo em repouso, sendo neste caso, mais grave. Pode estar associada a suor frio, palidez, náuseas e/ou vômitos. A dor pode se localizar no ombro, braço esquerdo ou costas.
Quais são as pessoas que apresentam maiores chances de ter angina?
As pessoas com maiores possibilidades para terem angina são aquelas que apresentam os chamados fatores de risco para doença da artéria coronária, tais como pressão arterial alta, colesterol elevado, tabagismo, sedentarismo, história de infarto na família, obesidade, estresse diário, idade avançada, diabetes, entre outros.
O que devemos fazer diante uma pessoa com angina do peito?
Devemos tranquilizá-la e imediatamente procurar o serviço médico mais próximo.
O que pode acontecer a uma pessoa com angina se não adequadamente tratada?
Se uma pessoa com angina não for adequadamente tratada ela pode ter um infarto e até morrer.
A angina pode ser prevenida?
À semelhança de outras doenças, como o próprio infarto, a adoção de medidas preventivas, especialmente aquelas relacionadas à mudança do estilo de vida, constitui-se na forma mais eficiente de evitar o aparecimento da angina.
Deixe o seu coração bater com saúde. Faça prevenção!