Angiotomografia de Coronárias, Vasos Pulmonares e Aorta (Realização no H. S. Filomena)

Estudo tomográfico tridimensional do coração que permite a visualização das coronárias e demais estruturas cardíacas de forma não invasiva. A angiotomografia não substitui a cineangiocoronariografia, especialmente em relação à terapêutica, como a realização de angioplastias, mas proporciona no campo do diagnóstico, avaliação das coronárias, dos vasos pulmonares e da aorta com menos desconforto e risco, dado que é um exame não invasivo. É realizada injeção de contraste iodado em veia periférica, sem invasão de cateter. O exame leva cerca de 10 a 15 minutos, durante os quais o paciente terá que realizar períodos de apnéia (prender a respiração) por um tempo médio de 10 segundos. Neste período, em apnéia e imóvel, são feitas aquisições das imagens que permitirão identificar as coronárias com eventuais obstruções.

Cuidados para a sua execução

Jejum de 4 horas.

Se você já tiver apresentado algum tipo de alergia ao ter realizado previamente um exame que utilizou contraste, comunique seu médico que solicitou o exame ou fale com o setor responsável para receber as orientações necessárias.

Se estiver em uso de antidiabéticos orais (Metformina – medicamento usado para tratamento de diabetes: Glifage ou Glucoformin) deverá conversar com o médico que solicitou o exame ou com o setor responsável, pois há necessidade de suspensão de 24 horas antes da realização do mesmo.